O mundo de uma Formiga!

17/05/2012 12:00

Atta ssp.As formigas são um exemplo de organização social e se alimentam principalmente de sementes e restos vegetais. Medem cerca de em média 1 cm
e sua coloração depende da espécie, mas a maioria são vermelhas ou pretas. A quantidade de espécies são de mais 10.000 espécies catalogadas hoje e cerca de 2500 somente no Brasil.

 

Conseguem carregar 10 vezes o valor do seu peso! Muitos insetos carregam objetos mais pesados que seu próprio corpo, pois precisam de força para transportar alimentos ou para sair de baixo das folhas, galhos e terra. Elas contam com um esqueleto externo resistente e com seis pernas leves, o que distribui o peso em diferentes pontos de apoio. O peso que a formiga aguenta é variavel de acordo com sua espécie. Destacando a Formiga Saúva que suporta até 15 vezes seu peso.

 

As formigas são insetos que sentem o cheiro das coisas através de suas antenas e se comunicam entre si através de liberação de feromônios (compostos químicos).

Já na organização da colônia, cada formiga tem seu papel e sua função. A formiga rainha tem a função de reprodução da colônia e pode viver até 18 anos.

Além da rainha, em um formigueiro existem as sentinelas (segurança), operárias (fazem os túneis do formigueiro e buscam alimentos) e as enfermeiras (cuidam das larvas). O acasalamento da formiga rainha acontece num vôo nupcial. Após a fecundação o macho morre e a rainha perde as asas antes de botar os ovos.

 

As funções que executam no meio e suas fontes alimentares dependem da espécie. Algumas podem auxiliar na germinação e dispersão de sementes, aeração do solo, predação de outros invertebrados e etc.  Já outras são consideradas pragas; as do gênero Atta e Acromyrmex, popularmente chamada de saúvas, ou mais genericamente, formigas cortadeiras, sendo responsáveis por prejuízos agrícolas; e as formigas domésticas, como a formiga fantasma (Tapinoma melanocephalum), formiga louca (Paratrechina longicornis), formiga lava-pés (Gênero Solenopsis), formiga argentina (Linepithema humile), pequena formiga de fogo (Wasmannia auropunctata).

 

Formigas domésticas podem ser vetores de doenças , uma vez que podem entrar em contato com ambientes não muitos higiênicos, como esgoto e lixo - inclusive hospitalar - e depois, com nossos alimentos. Por isso, vedar frestas, manter os ambientes limpos e armazenar os alimentos corretamente são excelentes medidas para prevenir estes problemas.