Conheça alguns bichos que têm sobrenomes "bizarros"
![]() |
O camaleão Calumma tarzan |
Até os cientistas que caçam dinossauros precisam fazer propaganda de vez em quando. Na semana passada, pesquisadores argentinos anunciaram o batismo de uma "nova" espécie de dino, o Petrobrasaurus.
É que a empresa Petrobras, enquanto procura petróleo, apoia os cientistas que rondam as perfurações em busca de fósseis. Mas o dino-Petrobras nem tem o nome científico mais esquisito entre bichos.
A regra do batismo é que as espécies tenham dois nomes, em itálico. O primeiro, com a primeira letra maiúscula, é o do gênero (grupo que engloba espécies próximas; leões e onças são ambos do gênero Panthera, por exemplo).
O segundo é o da espécie. Em geral, os nomes são uma mistura de latim (língua dos antigos romanos) e grego.
Batismo Científico
Descubra a história por trás desses nomes estranhos
Adão Iturrusgarai |
![]() |
Abracadabrella birdsville |
Calumma tarzan
Esse camaleão não pula de árvore em árvore com cipó: o nome veio da Floresta Tarzan, na ilha de Madagáscar, onde a espécie foi descoberta em 2010.
Abracadabrella birdsville
É do grupo das aranhas-saltadoras. Além de pular, o animal tem outro truque bem mais surpreendente: imita moscas, o que ajuda a capturar sua presa.
Dracorex hogwartsia
Esse dino tem a cabeça cheia de enfeites que lembram um dragão. O nome de espécie homenageia Hogwarts, escola de HarryPotter.
Adão Iturrusgarai |
![]() |
Dracorex hogwartsia |
Otocinclus batmani
O peixinho da Amazônia tem uma marca em forma de morcego na cauda. Por isso traz no "sobrenome" a marca do Homem-Morcego.
Dypsis mcdonaldiana
A palmeira que recebeu esse nome também cresce em Madagáscar. O McDonald's financiou a pesquisa que a descobriu. Será que teve hambúrguer grátis?
Proceratium google
Assim como o Google, essa formiga é eficiente quando está em busca de comida. Os cientistas queriam bajular o site em troca de patrocínio.
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/877739-conheca-os-bichos-que-tem-sobrenomes-bizarros.shtml