Conheça alguns bichos que têm sobrenomes "bizarros"

19/02/2011 13:29

Calumma tarzan
O camaleão Calumma tarzan

Até os cientistas que caçam dinossauros precisam fazer propaganda de vez em quando. Na semana passada, pesquisadores argentinos anunciaram o batismo de uma "nova" espécie de dino, o Petrobrasaurus.

É que a empresa Petrobras, enquanto procura petróleo, apoia os cientistas que rondam as perfurações em busca de fósseis. Mas o dino-Petrobras nem tem o nome científico mais esquisito entre bichos.

A regra do batismo é que as espécies tenham dois nomes, em itálico. O primeiro, com a primeira letra maiúscula, é o do gênero (grupo que engloba espécies próximas; leões e onças são ambos do gênero Panthera, por exemplo).

O segundo é o da espécie. Em geral, os nomes são uma mistura de latim (língua dos antigos romanos) e grego.

 Batismo Científico
Descubra a história por trás desses nomes estranhos

Adão Iturrusgarai
Abracadabrella birdsville
Abracadabrella birdsville

Calumma tarzan
Esse camaleão não pula de árvore em árvore com cipó: o nome veio da Floresta Tarzan, na ilha de Madagáscar, onde a espécie foi descoberta em 2010.

Abracadabrella birdsville
É do grupo das aranhas-saltadoras. Além de pular, o animal tem outro truque bem mais surpreendente: imita moscas, o que ajuda a capturar sua presa.

Dracorex hogwartsia
Esse dino tem a cabeça cheia de enfeites que lembram um dragão. O nome de espécie homenageia Hogwarts, escola de HarryPotter.

Adão Iturrusgarai
Dracorex hogwartsia
Dracorex hogwartsia

 

 

 

 Otocinclus batmani
O peixinho da Amazônia tem uma marca em forma de morcego na cauda. Por isso traz no "sobrenome" a marca do Homem-Morcego.

Dypsis mcdonaldiana
A palmeira que recebeu esse nome também cresce em Madagáscar. O McDonald's financiou a pesquisa que a descobriu. Será que teve hambúrguer grátis?

 Proceratium google
Assim como o Google, essa formiga é eficiente quando está em busca de comida. Os cientistas queriam bajular o site em troca de patrocínio.

 proceratium google

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/877739-conheca-os-bichos-que-tem-sobrenomes-bizarros.shtml